Image Map

11 de dez de 2014

Como aprender Inglês sozinho.

Olá, tudo bem com vocês?
Estou meio sem jeito de escrever aqui depois de tanto sumida rs. Andei bastante ocupada, mas agora estou com tempo livre e quero trazer várias novidades.
Falando em novidades, o que acharam do layout e do novo nome do blog? rs, espero que tenham gostado porque foi e ainda é difícil aperfeiçoar isso aqui kkkk.

Enfim, vamos ao post.
Hoje em dia saber um novo idioma é essencial e o mais pedido é o Inglês, várias empresas estão exigindo este idioma nas suas experiências, e convenhamos que isso realmente faz muita falta não é mesmo? Mesmo que seja só para ouvir uma música ou assistir um filme.
O problema é que nem todo mundo tem dinheiro pra pagar uma escola ou quem sabe não tem tempo.
Pensando nisso resolvi compartilhar com vocês o meu método de estudo. Não sou fluente, estou muito longe disso, ainda estou aprendendo, mas devo dizer que já evolui bastante.

Eu mantenho o Inglês sempre presente no meu dia a dia, tenho uma rotina de estudos que eu tento seguir a risca. Todos os dias dou uma revisada no conteúdo que eu já aprendi. Vou explicar um pouco da minha rotina:

Músicas
90% das músicas do meu celular são em inglês. Eu tenho um caderno que eu separei somente para escrever em inglês, e sempre quando eu ouço uma música da qual eu tenha gostado bastante eu pego esse caderno e copio a letra da música para ele, desse modo eu aprendo a escrever as palavras em inglês e memorizá-las com mais facilidade.
Tem também um aplicativo (e site) chamado Musixmatch, ele te mostra o clipe da música junto com a letra, e você ainda tem a opção de Karaokê. Dessa forma você aprende as palavras cantando. Acho que a pronuncia merece uma atenção maior, porque na minha opinião, falar é muito mais difícil do que escrever.

Leitura & Escrita
Eu separei vários livros aqui em casa sobre Inglês, alguns são didáticos e outros de histórias curtas para iniciantes. Todos os dias antes de dormir eu leio algumas páginas, as mais difíceis costumo ler em voz alta para memorizar mais fácil.
Bem, como eu já disse eu separei um caderno para escrever somente em inglês, Quando eu aprendo uma palavra nova que eu acho que merece ser lembrada, eu pego esse caderno e escrevo um paragrafo para estudar sobre essa palavra. As vezes pelo simples fato de não ter o que fazer, eu escrevo (sempre em inglês) sobre como está sendo meu dia ou sobre meus sentimentos.
Também entro em sites de bate papo inglês, como o bate papo UOL, mas as conversas nunca duram muito, porque é difícil encontrar alguém que queira simplesmente estudar inglês por lá kkk.

Videos, Filmes e Séries
Sou do tipo viciada em filmes e séries haha, e sempre que vou assistir, assisto com áudio em inglês e legenda em português, acabo ficando presa a legenda em português por isso a maioria das vezes não me concentro no áudio em inglês. O mais indicado é que quando você for assistir a um filme ou série que você goste bastante, assista primeiro com legenda em português, depois assista de nooovo com legenda e áudio em Inglês, isso vai fazer com que você ouça e aprenda como se pronuncia a palavra e também como se escreve, porque muitas palavras em inglês tem um som, mas a escrita é outra.
Outra opção também é procurar vídeo aulas no youtube. Por lá você encontra várias opções. Existem vários canais de brasileiros que moram no exterior e resolvem ajudar pessoas que como nós queremos aprender esse idioma. Vou deixar aqui em baixo alguns dos canais que eu sou inscrita:

Agora Eu Falo -  Canal para quem quer mesmo aprender sozinho, que oferece um curso totalmente grátis.
Bethany Mota - Canal todo em Inglês, uma adolescente falando sobre o universo feminino.
English4Brazil - Canal mais voltado para a pronunciação do inglês americano.
Inglês Winner - Brasileiro que mora nos EUA e mostra um pouco do seu dia a dia, bem focado na conversação.
Thalita Ferraz - Canal de uma Brasileira que se mudou para Chicago para fazer intercâmbio Au Pair. É bem legal porque ela além de super dicas de beleza, também dá dicas de como aprender inglês.

Sites e Aplicativos
Quando eu tenho dúvidas faço muitas buscas pelo google, e numa dessas buscas encontrei um site p e r f e i t o. Por lá eu encontro tudo o que eu preciso, até mesmo pessoas de outros países que se propõe a ensinar pessoas que não falam inglês mas que gostariam de aprender. Esse site é o English Experts. Vale a pena conferir porque lá eles oferecem de tudo, dicas, áudios, exercícios etc.
Também uso muitos aplicativos, já baixei vários no meu celular, mas só uso dois, que são os mais baixados mesmo rs, o Duolingo e o Tradutor. Acredito que nesses aplicativos eu tenho tudo o que eu preciso, muitas das frases que eu aprendi, foi com a ajuda do Duolingo, então, eu super recomendo rs.

Então pessoal, essa é minha rotina. Eu realmente quero aprender esse idioma, por isso eu me esforço bastante e se eu consigo aprender sozinha, qualquer um consegue, basta ter força de vontade pra correr atrás. Leia muito, ouça também que uma hora você vai se familiarizando com o idioma e quando percebe já nem está mais tão apegada ao português como era no começo. É claro que no começo sempre é mais difícil, mas melhora, eu garanto rs.

Bem, espero que o post possa te ajudar um pouco, e no que precisar, pode me pedir ajuda. Talvez a sua dúvida seja também a minha dúvida e possamos aprender junto, que tal? rs.
Um grande beijo pessoal, obrigada por ler até aqui